Do Outro Lado Da Vitrine é um desdobramento de uma pesquisa do artista visual Vidal de Sousa.

Apresentação

O projeto Do Outro Lado da Vitrine é um desdobramento de uma pesquisa do artista visual Vidal de Sousa. Nascido na cidade de Goiana, município litorâneo da zona da mata norte pernambucana, desenvolveu-se dentro do universo mítico e físico da feira livre. E no perambular desse território, tanto real quanto fabuloso, sempre deparou-se com manequins, cotidianamente expostos em situações mais diversas. Inevitavelmente, surge um processo de identificação e projeção desses simulacros humanos.

Com incentivo do Funcultura, Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco, o projeto foi realizado percorrendo oito cidades, do litoral ao sertão. Apoiado no objetivo de assumir a perspectiva dos manequins que ficam dentro das vitrines das lojas comerciais, foi possível realizar imagens fotográficas que representassem o espaço público e suas inerentes dinâmicas cotidianas. Esse recorte acabou auxiliando na polissemia da imagem e dando margem para as infinitas e inerentes interpretações da imagem fotográfica.

É relevante observar que as imagens desse projeto tanto assumem a estética tradicional da fotografia Documental como se enfeitam dela, a fim de direcionar a percepção para o discurso da objetividade/registro da realidade. No entanto, a imagem fotográfica eclode de uma matriz videográfica. Através da coleta de frames/fotogramas, e manipulação dos seus fragmentos figurativos e cenográficos, foi possível montar, quando necessário, narrativas essencialmente ficcionais e implícitas. Esses lobos em pele de cordeiro diluídos neste rebanho fotográfico tem a intenção de tensionar as premissas conservadoras da fotografia documental, ainda tão presentes no imaginário coletivo.

Equipe

Fotografia e Curadoria: Vidal de Sousa

Prod. Executiva e Comunicação: Caio Dornelas

Web Design: Saulo Ferreira

Orientação: Breno César

FUNCULTURA